5 Benefícios de Jogos de Negócios e Simuladores para a Aprendizagem

  • Posted by Felipe Nascimento
  • On outubro 17, 2017
  • 0 Comments
  • aprendizagem, jogos, jogos de negócios, simulação

Jogos de Negócios oferecem uma metodologia que gera aulas interessantes, sessões de laboratório prático e estudos de caso relevantes, que são alguns dos elementos necessários para um currículo de pós-graduação de negócios bem projetado. Abaixo listamos 5 benefícios de Jogos de Negócios e Simuladores

1.EXPERIÊNCIA

Com esta mistura essencial, os Jogos de Negócios trazem um ingrediente adicional que é a EXPERIÊNCIA, permitindo que os alunos apliquem os conhecimentos teóricos recém-adquiridos em um mundo empresarial simulado, assim os alunos podem ganhar experiência em gestão prática, executando seus próprios negócios em um ambiente gamificado sem risco, competindo entre si e aplicando suas próprias estratégias

2.ENGAJAMENTO

As simulações de negócios são essencialmente jogos de negócios que permitem que você coloque seus alunos responsáveis por uma divisão de marketing ou uma corporação inteira. Seus alunos conseguem testar suas habilidades em um divertido jogo interativo e ficam totalmente imersos no processo de aprendizagem.

3.MOTIVAÇÃO

As simulações de negócios permitem aos alunos experimentar estratégias de negócios e competir com outras empresas formadas por outros alunos. O ambiente de jogo de uma simulação de negócios estimula o espírito competitivo. Os alunos se concentram em superar os colegas de classe em um jogo amigável e a competitividade impulsiona a aprendizagem. O aprendizado ocorre como uma necessidade para dominar o exercício e realiza-lo melhor que a outra equipe.

4.RETENÇÃO DA APRENDIZAGEM

Pesquisas mostram que os alunos lembram apenas cerca de 20% do que lhes dizemos na sala de aula. Mas quando eles aprendem “fazendo”, eles retêm 80% do conhecimento. Quando seus alunos tomam decisões empresariais realistas em uma simulação de negócios e imediatamente veem os resultados de suas ações, os princípios estratégicos e comerciais relevantes se tornam parte do seu pensamento natural e experiência.

5.PENSAMENTO CRÍTICO E ADAPTABILIDADE

Em cada rodada do jogo, que simulará em pouco tempo um período de uma empresa, o aluno deverá se adaptar às forças do mercado, assim como acontece na vida real. Esta necessidade de adaptação contínua e visão do pensamento crítico estratégico gerado pela experiência de tomar decisões e aprender com erros e acertos é essencial para entender a dinâmica de um mercado competitivo e posicionamento estratégico.

Essas são apenas 5 das inúmeras vantagens de se utilizar Jogos de Negócios e a metodologia de simulação no processo de aprendizagem de gestão empresarial.

Até a próxima!

.

 

0 Comments

Leave Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *