Perfil de Alunos de Pós-Graduação em Gestão Empresarial

  • Posted by Felipe Nascimento
  • On junho 25, 2018
  • 0 Comments

Em um curso de pós-graduação em gestão empresarial, o perfil de alunos é bastante variado. Existem não apenas alunos que buscam uma reciclagem de seus conhecimentos em administração, mas também aqueles que querem conhecer as experiências e trocar com demais alunos. Outros estão se preparando para ocupar um novo cargo ou buscam completar seu treinamento para posições que passaram a ocupar.  E há aqueles que fizeram uma formação acadêmica técnica, como médicos, engenheiros e advogados, por exemplo, e que na atual fase da vida se deparam com a necessidade de administrar uma clínica, um hospital, ou um escritório.

Dessa forma, a formação acadêmica e profissional dos alunos de pós-graduação é muito diversificada, podendo em uma mesma turma ter alunos formados em marketing, economia, direito, medicina, psicologia, contabilidade, engenharia, entre outros. Então, o que fazer para passar o conteúdo de gestão empresarial para pessoas que convivem com ela no dia a dia, mas nunca estudaram sobre o assunto?

Uma boa forma de fazer isso é através dos jogos de negócios. Com um jogo abrangente, os alunos tomam decisões sobre diversas áreas distintas da empresa e começam a entender melhor como cada área funciona e como as áreas se conectam entre si. Além disso, os alunos conseguem identificar no jogo situações muito parecidas com a realidade que vivem no ambiente de trabalho. O trabalho em equipe, o tempo determinado para a tomada de decisão e análise de resultados, o estudo de relatórios financeiros, contábeis, de marketing, da concorrência, tudo isso contribui para o aprendizado através da prática. Inúmeras vezes escuta-se alunos afirmando que o curso inteiro deveria ser baseado na metodologia de jogos.

De maneira geral, o jogo de negócios faz com que os alunos tenham uma visão prática e completa sobre como funciona uma empresa.

 

0 Comments

Leave Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *