
4 Tendências no Mercado de Educação em 2019
- Posted by Mariana Herrera
- On abril 18, 2019
- 0 Comments
Os formatos de aprendizagem estão em constante transformação. Apresentaremos a seguir algumas das tendências que estão ganhando cada vez mais visibilidade no mercado de educação.
1) GAMIFICAÇÃO
Gamificação, na prática, é o uso de jogos para ensino de diversas áreas como, por exemplo, gestão de negócios. O principal objetivo é o de engajar mais os alunos, criando um ambiente competitivo de maneira saudável e divertida. Além disso, o uso de jogos de simulação traz os alunos para a realidade do dia a dia, para que aprendam fazendo.
2) APRENDIZAGEM MÓVEL
Também conhecido como m-learning, a aprendizagem móvel é o suporte para alunos através de dispositivos móveis, como notebook e tablets. A possibilidade de ter acesso aos materiais onde e quando os alunos quiserem está transformando a forma de educar. As grandes vantagens desse modelo é a comodidade e a economia de tempo.
3) EDUCAÇÃO 4.0
O termo Educação 4.0 está ligado às tecnologias que envolvem linguagem computacional, inteligência artificial e Internet das Coisas e considera a aprendizagem por meio da prática, da experimentação, da vivência. Seus benefícios tangenciam a potencialização do aprendizado, maior interatividade em sala de aula e maior acessibilidade ao ensino.
4) FORTALECIMENTO DA CULTURA EMPREENDEDORA
Visando uma preparação melhor do aluno para o mercado de trabalho, o ensino do empreendedorismo se faz cada vez mais necessário. Colocar o aluno frente a situações positivas ou não enfrentadas no dia a dia por empreendedores de sucesso, não só inspira e estimula essa habilidade entre os alunos, como também faz com que enxerguem o mercado de trabalho de maneira mais realista.
Para encerrar, podemos concluir que a área de educação, de fato, está em um período de muitas transformações. As instituições de ensino precisam cada vez mais se ajustar às novas tecnologias e metodologias para atender e preparar toda uma nova geração, que tem novas necessidades, para o mercado de trabalho.
0 Comments