Importância de Plano de Negócios

  • Posted by Izabella Valladares
  • On julho 22, 2019
  • 0 Comments
  • jogos de negócios, plano de negócios

Em diversos momentos do nosso dia a dia vemos a necessidade do planejamento para atingirmos algum objetivo e o mesmo em nada se diferencia quando falamos sobre a Área de Plano de Negócios.

Um estudo realizado pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) apontou que cerca de 25% das empresas fecharam as portas com menos de dois anos de existência. Esse valor poderia chegar a 50% nos estabelecimentos com menos de quatro anos. Já uma pesquisa divulgada pelo IBGE em 2018 mostra que, em três anos, 341,6 mil empresas foram fechadas no Brasil.

Assim, fica clara a importância da realização de um excelente Plano de Negócios onde deve-se envolver temas como a análise de mercado e do orçamento, o estudo da concorrência, o planejamento estratégico e o plano de marketing para, então, definir as ações estratégicas.

Um Plano de Negócios consiste em estudar e reunir documentos que indiquem quais objetivos devem ser alcançados, visando diminuir os riscos e as incertezas causadas por más decisões. Esse Plano pode dar ao empresário mais conforto e segurança nas decisões a serem tomadas. Isso facilita caso ocorra um problema com o empreendimento e é muito importante para avaliar os resultados de acordo com as soluções tomadas ao decorrer do tempo.

Plano de Negócios e Jogos de Negócios

Um excelente método para praticar o Plano de Negócios são os Jogos de Negócios, onde é possível desenvolver o aprendizado de gestão empresarial e refletir sobre conceitos e práticas de negócios, através da simulação do dia a dia de uma empresa.

Planejar-se auxilia na prevenção de quaisquer imprevistos que surgirem pelo caminho.

Coordenadora de mídias digitais
 

0 Comments

Leave Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *