Visão Sistêmica da Empresa

  • Posted by Izabella Valladares
  • On fevereiro 7, 2019
  • 0 Comments

O que é?

Quando falamos sobre ambiente empresarial, a visão sistêmica é uma competência muito requisitada nesse meio. Esse termo se refere à habilidade de ver o processo da empresa como um todo, enxergando a função das áreas de Marketing, Estratégia, Financeira, Recursos Humanos, Controle de Produção, Gestão por Indicadores, entre outras, a forma como elas estão integradas e ainda, de que maneira o ambiente interno se comunica com o ambiente externo.

Por que é uma habilidade importante?

É muito relevante cada colaborador entenda onde sua função se encaixa no todo e qual a sua importância para que a empresa obtenha um resultado final positivo. Além disso, a visão sistêmica é fundamental na tomada de decisões. Isso porque analisar uma situação de acordo com o Big Picture faz com que as consequências da tomada de decisão em outras áreas sejam levadas em consideração, diminuindo assim o risco de erro.

Um outro ponto positivo da visão sistêmica é o fato de que conhecendo melhor a empresa como um todo, o colaborador poderá utilizar melhor os recursos disponíveis na organização e ser mais resiliente. Dessa forma poderá alcançar resultados melhores.
Por esses motivos, líderes entendem que contar com colaboradores que se preocupam com a empresa como um todo pode gerar um aumento de qualidade nos resultados individuais e coletivos na organização.

Como desenvolver?

A visão sistêmica não é uma habilidade difícil de se desenvolver. No entanto exige interesse, proatividade e dedicação. Para conhecer melhor a empresa como um todo, o ideal é começar estudando mais sobre a organização e seus processos. É importante ir além do produto/serviço final e entender tudo o que acontece dentro e fora da empresa para que o resultado final seja entregue com qualidade. Uma dica é perguntar para profissionais de diferentes áreas sobre como é seu dia a dia, quais são suas principais atividades e que tipo de problemas eles costumam enfrentar.

Uma ferramenta que ajuda no desenvolvimento da visão sistêmica são os Jogos de Negócios. No jogo os participantes são expostos a decisões de diferentes áreas. Assim, têm uma visão ampla do negócio e aprendem na prática sobre como as decisões de uma área impactam no resultado das demais áreas. Além disso, quando utilizados no formato de treinamento empresarial, os jogos ainda promovem a interação e a troca entre os colaboradores da empresa.

Coordenadora de mídias digitais
 

0 Comments

Leave Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *